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segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pedágio de Castelo Branco sofrerá o maior aumento


O mês de dezembro começará com o tradicional aumento nas tarifas das 27 praças de pedágio do Paraná. Em média, o reajuste será de 4,5%. Os novos valores passam a vigorar no dia primeiro.

De acordo com a tabela divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o maior índice de reajuste é de 5,33% e será aplicado justamente em dois trechos com pista simples: nas praças de Presidente Castelo Branco (a 35 quilômetros de Maringá), sob responsabilidade da Viapar, e na de Céu Azul, da Ecocataras, no sudoeste do Estado.

Em Castelo Branco, o pedágio vai subir R$ 0,40 para veículos de passeio e R$ 0,80 para caminhões.

O aumento médio de 4,51% nas tarifas ficou abaixo da inflação registrada por todos os índices usados no País nos últimos 12 meses. A fórmula leva em conta uma série de fatores e foi revisada e autorizada pelo DER.

Para os usuários do trecho de Presidente Castelo Branco, a aplicação do maior índice de aumento no Estado é incoerente com a falta de pista dupla na rodovia.

O caminhoneiro Sidnei Brito, 43 anos, morador de São Carlos do Ivaí, que transporta tijolos, trafega todos os dias pelo trecho. Com 15 anos de experiência na profissão, ele afirma que o fluxo intenso de veículos pesados, principalmente de canavieiros, deixa o trânsito lento.

"A pista deveria ser duplicada. A gente perde muito tempo, porque anda a uma velocidade bem abaixo do limite permitido", afirma.

Viapar

Por meio da Assessoria de Imprensa, a Viapar informa que entre as principais obras previstas para os próximos anos está a duplicação da BR-376, entre Maringá e Nova Esperança - trecho que inclui a praça de Castelo Branco.

A concessionária informa que a malha sob responsabilidade dela compreende 546 quilômetros, dos quais 142 são de pista dupla e 334 de pista simples, sem contar o trecho de oferta (sem pedágio), entre Paranavaí e Nova Londrina.

A nota da empresa afirma ainda que, em 12 anos de concessão, foram duplicados 50,7 quilômetros de pista, o correspondente a 4,22 quilômetros por ano de faturamento da concessão.

A Viapar esclarece também que prevê duplicar outros 170,7 quilômetros, incluindo o trecho entre Mandaguaçu e Nova Esperança. De acordo com a concessionária, de cada R$ 100 arrecadados nas praças, R$ 35 são investidos em obras e serviços.

Como você avalia o valor para trafegar pelas estradas pedagiadas?

"Acho que é caro, porque nem duplicada a estrada é. Cinco reais estaria de bom tamanho" Elmo das Silva - Motorista

"Está puxado. De Castelo Branco para Mandaguaçu tem desconto, o inverso não" - Elias da Silva - Borracheiro

"Quem trabalha todo dia com o carro e precisa passar pela rodovia, como eu, gasta demais"  Adriano Gomes de Almeida, Motorista

"É muito caro. Já deixei de visitar parentes e amigos, por causa do preço" - Ezequiel Francisco Rosa - Operador de colheitadeira

"Cinco reais estaria bem pago, porque a estrada precisa ser cuidada, o que não é barato" - Nivaldo Aparecido  Moreno - Cortador de cana

"É meio caro, mas ainda está bom. Ruins estão as estradas sem pedágio" José Odálio dos Santos - Lavrador

Confira a tabela com os preços a partir de primeiro de Dezembro


Fonte: Vinícius Carvalho - Odiário Maringá