Aprovado na Comissão de Trabalho projeto (PL 2389/07) do deputado Otávio Leite (PSDB/RJ) que torna obrigatória a opção de inscrição via internet para todos os concursos públicos de órgãos da União.
De acordo com a proposta, outras informações, como as normas, o conteúdo programático das provas e a remuneração do cargo devem ser disponibilizados na internet. É o que explica a relatora, deputada Sandra Rosado (PSB/RN).
"No portal da instituição responsável pelo concurso deverá ter também o edital e o boleto de pagamento da inscrição."
O projeto foi bem recebido pelos candidatos. Adriana Silva, moradora de Uberlândia (MG), é formada em Geografia e já prestou cinco concursos públicos. Ela diz que já desistiu de uma prova por conta da falta de informações na internet. Adriana avalia que as inscrições via internet democratizam e dão transparência aos concursos.
"Facilita a vida de quem está buscando participação, de quem está se informando a respeito do concurso, com datas a respeito das alterações que ocorrem durante o processo seletivo."
Já o presidente da Associação Nacional de Defesa e Apoio aos Concurseiros, Luciano Oliveira, defende a ampliação da internet para todas as etapas do concurso.
"O problema hoje é que não publicam os resultados pela internet, não permitem fazer recursos de prova pela internet. Então, todas as etapas, todos os procedimentos do concurso deveriam ser feitos pela internet."
O projeto que obriga os órgãos públicos a adotarem inscrição de concursos via internet vai ser analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça.
De Brasília, Idhelene Macedo.
FONTE: RÁDIO CÂMARA
http://www.camara.gov.br/internet/radiocamara/default.asp?selecao=MAT&Materia=120781