... nossos trabalhos:

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Receita paga restituição do 7º lote do IR nesta quinta-feira


Estão incluídos neste lote 86.979 contribuintes. 569 mil pessoas caíram na malha fina - maioria por omissão de rendimentos.

A Receita Federal pagará nesta quinta-feira (15) as restituições do Imposto de Renda 2011 para os 86.979 contribuintes incluídos no sétimo e último lote. As restituições somam R$ 211 milhões.


As consultas ao sétimo lote podem ser feitas por meio da página do órgão na internet.

Com isso, já é possível saber quem caiu na malha fina do Leão. Neste ano, 569 mil contribuintes estão com as contas pendentes junto ao Fisco. Quem não estiver nesse lote, e também não esteve relacionado nos seis lotes anteriores, divulgados entre junho e novembro de 2011, está automaticamente na malha fina do Leão. (Saiba o que fazer se você caiu na malha fina).

A maior parte dos contribuintes caiu na malha fina (320 mil pessoas, ou 56%) porque omitiu rendimentos, informou o Fisco. Segundo a Receita, 14% dos contribuintes da malha fina (79 mil pessoas) foram retidas em malha por conta de irregularidades na prestação de contas com despesas médicas.

A ordem de recebimento das restituições do Imposto de Renda tem por base, além do Estatuto do Idoso, a data de entrega da declaração de ajuste anual. Quem enviou o documento primeiro, sem erros ou omissões, recebe a restituição mais cedo. Neste ano, o prazo foi do início de março até o final de abril. Mais de 24 milhões de pessoas enviaram a declaração em 2011.

Quando entram na malha fina, as declarações dos contribuintes ficam retidas para correção dos erros, e as eventuais restituições são pagas somente após a questão ter sido resolvida - nos chamados lotes residuais do IR.